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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Opala ou (Opalão)

Vendo alguns amigos meus falarem e de ser um dos meus carros preferidos,não que eu tenha ele,queria,mas ainda não tenho,é um carro que foi popular no seu tempo e continua sendo nos dias de hoje,por isso resolvi conta um pouco de sua historia...

O opala foi o primero carro de passeio fabricado pela Gm(General Motors) no Brasil,ele teve uma linha de produção que começou em 1968 até 1992. Seu projeto que demorou 2 anos para ser acabado,foi apresentado pela premeira vez no VI salão de automóveis em São Paulo.Começo tinha uma mecânica muito parecida com o Impala Americano,mas ele teve diversas modificações,quanto luxuosas,quanto esportivas.Foi fabricado ao longo do seus anos.Durante esses anos tinha duas opções de motores,o 4 cilindros eo 6 cilindros..Logicamente um cara que queria compra um carro para a cidade o 4 cilindros é uma boa opção.O Opalão tinha uma mistura de mecânica Americana com carroceria alemã,ele tinha um tamanho que combina certinho com a sua mecânica com aquele torque que tinha.
Em 1980 passou por modificações que resultou noque ele é conhecido hoje em dia,resume isso força, saidas rápidas,velocidade alta na serra facilitando a ultra passagem,em 1972 graças a sua fama foi eleito para a revista Auto Esporte o carro do ano.
O opala SS foi lançado em 1971,para entra na concorrênci
a dos esportivos,por isso ele deixa um pouco aquela lataria para trais,ela ja passou a ter bancos individuas,cambio de 4 marchas no assoalho,rodas esportivas
,o painel vinha com marcado de RPM,que ia de 0rpm até
6000rpm,menos os motores 250/s,que marcava até 7000rpm


Em 1976 estreiava o motor 250/s que é esse ai do lado,com tuchos mecânicos apenas neste ano.A sua compressão foi elevada a 0,7 ponto,assim superando o famo Dodge Charger,e o também famoso
Maverick da Ford.Em 74 veio a opção de 2.5 e quatro cilindros,com seus 190,47KM/R

Em 1975,ele recebeu sua versão Station Wagon que era a conhecida Caravan,era os mesmo motores,mas com espaço abrangente,concerteza um ótimo carro para viajar,um Wag
on com otimo motor que poderia subir serras sem problemas.Mas para frente veio também o Carav
an SS.Com as opções de motores 250S e 150S.


Chegamos em 1980,a GM,viu que a concorrência estava fazendo carros mais retangulares,ai o opala teve que ter mudanças estéticas,com faróis retangulares mais o centro da carroceria continuaria a mesma coisa,mas.Dai veio o Diplomata,umas das versões mais top-de-linhas da familia opala,com artigos mais luxuosos,vidros elétricos,porta malas elétricos.Ja aproveitando corrigiram um erro muito falado do opala,a estabilidade,trocaram as suspensões e os freios ficaram ventilados,com isso poderia dar as sua arrancadas fortes,e curva acentuadas com mais confiança. a partir dai o opalão foi sendo modificando esteticamente,mas pouco ate´o final de sua produção(1992).

Focando mais agora no motor....
Motor 4 Cilindros


EM 1974 para suavizar o opala o motor 4 cilindros o aumento do diâmetro do cilindro,pistões mais leves,bielas mais longas,virabrequim com menos curso,a cilindrada diminui para 2474 cm³ ,ou seja rotação maior e a dirigibilidade confortavel,este motor ainda passou por mais alguns refinamentos, caracterizando-o como 151-S, com novo coletor de admissão de alumínio, carburador de corpo duplo. Essas alterações visaram tornar o motor mais eficiente e o carro mais chamativo na opção SS.Foi oferecida também o motor a álcool.Essa versão ficou com a velocidade final maior do que a velocidade do a gasolina,pois o álcool permite mais compressão.Para diferenciar os motores a GM começou a distinguir por cores.O verde indicava o motor 151s,carburador weber 446 com corpo duplo,o azul,151 com carburador solex H40,corpo simples,e o amarelo que era o a álcool com carburador Solex HD34(duplo estagio).


6 cilindros

O motor de 3.8L,que tinha bloco leve e sete mancais no virabrequim,era originado dos modelos americanos(impala e camaro) por exemplo.
Para manter a concorrencia com o Maverick em 1974,inventaram o motor 250/s,como tuchos mecânicos, carburador duplo, comando de válvulas com maior duração de abertura, lobe center de 109° com levante de 6,5mm, e também taxa de compressão 0.7 ponto mais elevada. Com este novo ajuste, a potência saltou de 115 para 153 cv líquidos,era oferecido esse motor com 127 a 153 CV,esse motor esteve com o Omega,A20,C20 eo silverado

Bom isso é só..obrigado por terem lido,e aproveitem a historia do grande carro que é o opala,mas muitos hoje em dia não querem ele por beber muito(muito gastão),mas quem tem a oportunidade deve gostar muito,e como voces viram no texto,e se prestaram a atenção no motot perceberam porque ele é tanto usado em corridas de arrancadas...






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