- A utilização do filtro do óleo por um período maior que o especificado nos manuais de manutenção do veículo não é recomendada pelas seguintes razões:
O filtro pode ultrapassar a perda de carga máxima especificada pelo fabricante do motor, impedindo a passagem de óleo pelo meio filtrante. Com isso ocorre a abertura da válvula de segurança e o motor passa a ser alimentado por óleo carregado de pertículas sólidas e contaminantes. - Praticando uma manutenção rigirosa no sistema de lubrificação (filtro óleo) você estará estendendo a vida do motor, evitando desgaste excessivo nas partes móveis, aumentando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível.
Quando?
Os períodos de troca do filtro e óleo lubrificante são aqueles informados no manual de manutenção do veículo e indicados pelo fabricante.
Como?
1º - Tire a tampa de abastecimento do óleo e a vareta indicadora do nível do motor, para melhor escoar o óleo sujo;
2º - Esgote o óleo através do dreno do cárter, ainda com o motor aquecido;
3º - Retire o filtro, se possível manualmente ou com uma ferramenta projetada para a operação;
4º - Limpe a área de vedação do bloco do motor com um pano limpo, evitando estopas para não deixar fiapos, que podem provocar vazamento e mau funcionamento do filtro;
5º - Verifique se a junta de vedação do filtro está bem assentada em seu alojamento e unte-a levemente com óleo de motor;
6º - Rosqueie o filtro no cabeçote até a junta encostar na área de vedação do motor, em seguida aperte manualmente ¾ de volta, aproximadamente;
7º - Encha o cárter de óleo até o final indicado;
8º - Dê a partida do motor; verifique se a lâmpada indicadora do painel se apaga após 10 segundos, no máximo;
9º - Após alguns minutos, verifique se há vazamento de óleo na região da vedação; se houver, reaperte o necessário.
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