queno Corcel, que não conseguiam fazer frente aos concorrentes de mercado.
A solução encontrada foi tentar aproveitar algum projeto já existente, para que os custos fossem baixos, e entre as opções encontradas, os ecolhidos eram o Ford Taunus, montado na Alemanha e o Ford Maverick, fabricado nos EUA. Algumas clínicas de opinião com potenciais consumidores foram realizadas, tendo sido vencedor o modelo Taunus. Porém, percebeu-se que o motor planejado para equipar o novo carro, o Willys de 6 cilindros não cabia no compartimento. Para agravar a situação, a fábrica de motores da FORD na cidade de Taubaté/SP só ficaria pronta em 1975. Desta forma, a opção foi mu
dar o carro escolhido e o Maverick foi definido como a opção para ser o novo Ford brasileiro.
Lançado em Maio de 1973, sob o entusiasta slogan “A fórmula Ford contra a rotina”, o Maverick estreou no mercado com o conhecido motor Willys de 6 cilindros além do desejado motor V8, que gerou espera de até 12 mes
es pelo esportivo modelo GT.
Um fator externo foi determinante na trajetória do Maverick, a crise mundial de petróleo, que elevou sensivelmente os preços dos combustíveis e gerando até a escassez do produto. Este acontecimento fez com que as vendas de veículos grandes, pesados e com consumo elevado de combustível deixassem de ter interesse no consumidor.
Em 1975, com a inauguraç
ão da fábrica de motores, é lançada a versão equipada com o novo motor de 4 cilindros, que prometia consumo mais brando e assim, poderia oferecer mais uma opção de motorização, ampliando a linha de veículos e as opções aos consumidores.
As versões de acabamento oferecidas inicialmente eram a STD (standard), a SL (super luxo) e a GT (gran turismo), esta última, representando o veículo esportivo. Além das opções de motores, também existiam as opç
ões de carrocerias, que podiam ser Cupê (2 portas) ou Sedan (4 portas); exceto para o GT, que sempre foi Cupê.
Em 1977, com vendas baixas, a Ford promoveu uma série de mudanças, alterando padrões de acabamento e de detalhes estéticos, tanto externos quanto internos. Surgiu a versão LDO (luxuosa decoração opcional), que possuía inúmeros itens de conforto mecânico e de acabamento, como câmbio automático, a
r quente, direção hidráulica e motor V8. Externamente, as mudanças neste ano foram novas grades, emblemas frontais, frisos diferentes e um novo conjunto de lanternas traseiras, maiores e com três divisões. O modelo GT recebeu nova padronagem de faixas decorativas e as falsas entradas de ar no capô.
Em Abril de 1979, não sustentando mais a queda nas vendas e com o lançamento do Ford Corcel II que tinha o mesmo público-alvo, o Maverick saiu de linha, após terem sido fabricados 108.106 veículos em todas as versões e mode
Maverick 4 Cilindros
Lançado em 1975,feito por causa de sua fama de beberrão,bem numa crise de petróleo que abaixa ainda mais a sua situação.Veio também para dar uma nova cara a sua versão com seus 4 cilindros e 99Cv.Que ia de o-100km/h em 16s,velocidade maxima de 155km/h e consumo de 8km/litro
DESTAQUE NACIONAL
IX Encontro Paulista de Autos Antigos - Abr 2004
2º lugar: Categoria ORIGINAL
Clube do Maverick - Out 2001
1º lugar: Categoria ORIGINAL
Clube do Maverick - Nov 1996
3º lugar: Categoria ORIGINAL
Clube do Ford V8 do Brasil - Jun 1993
Para acabar com a graça a G M lançou o motor 250/s ,a Ford ameaçou responder com o Maverick Quadrijet, equipado com carburador quádruplo e comando de válvulas especial que serviria de fortificante para o V8. Ficou só na ameaça. Essa fórmula passou a ser restrita aos carros de pista e a alguns poucos GT de rua cujos donos podiam se dar ao luxo de arcar com o alto preço das peças daquela época de importação restrita.
Lembrando também que esse carro foi usado no velozes e furiosos 5,e alguns quando elerem pode achar que foi um fracasso,mas quem gosta verdadeiramente de carro,concerteza vai acahr que não.
Ao longo de quase 7 anos de produção, o Ford Maverick acumulou um total de pouco mais de 108 mil unidades produzidas, considerando-se todas as versões de motores e de acabamento interno e externo.
Veja abaixo as quantidades produzidas, ano a ano, separadas por modelo.
Produção Anual dos Modelos Ford Maverick
Como pode ser facilmente percebido, a quase totalidade da produção foi concentrada nos modelos de 2 portas (Cupê), restando apenas uma pequena parte para a carroceria 4 portas.
Os números confirmam as dificuldades enfrentadas nas vendas já no ano de 1974, praticamente no mesmo ano em que o Maverick foi lançado.
O lançamento do motor 4 cilindros em 1975 conseguiu somente manter o volume de vendas praticamente estável no ano seguinte (1976).
Nem mesmo a remodelação estética realizada em 1977 conseguiu reverter o quadro de queda nas vendas, causando o encerramento das vendas em 1979, após 108.106 unidades produzidas.
Por ter sido um carro muito alterado por jovens da época, o Ford Maverick atualmente é considerado um veículo colecionável de muito interesse, desde que mantendo os padrões de originalidade, pois retrata uma época muito importante do automobilismo nacional.
Pode parecer uma história de fracasso, mas ao contrário. É preciso lembrar que o Maverick foi imbatível nas corridas de época, chegando a ser proibido de correr em algumas categorias devido à sua superioridade, deixando pouca (ou nenhuma) chance para os demais veículos participantes.
Saber como é o veículo, qual o modelo, tipo de estofamento, de motor e demais características técnicas, pode ser uma dificuldade enorme para a maioria dos proprietários de Maverick.
Aqui você poderá encontrar as características de seu veículo e verificar seu grau de originalidade.
Os dados apresentados foram extraídos de Manual Técnico emitido pela Ford Motor Company, para os anos de 1973 e 1974 para uso exclusivo dos Concessionários, além de pesquisas realizadas pelo autor.
Nunca houve a re-impressão deste Manual Técnico, e os códigos usados nos seguintes foram divulgados internamente por meio de Boletins.
Os dados apresentados na tabela, especificamente referente aos anos de 1975 a 1979, foram preparados por analogia e por pesquisas em veículos sabidamente originais de fábrica, em virtude de nunca terem sido, oficialmente, divulgados. Importante salientar, no entanto, que os mesmos indicam a realidade dos códigos utilizados, pois todos foram checados em veículos originais e de único dono, cuja procedência é legítima e conhecida.
Neste sentido, quando ocorrer a necessidade de se verificar a originalidade do veículo, um dos itens de relevância é o número do chassi, que pode ser identificado de forma exata por meio da tabela apresentada.
Todos os Maverick tem o número do chassi começando com LB, que significa o país de origem (L) e a linha de montagem (B), portanto, Brasil - São Bernardo do Campo, respectivamente.
Contudo, os dados apresentados pelo número do chassi devem ser confrontados com outros códigos, que estão grafados na plaqueta de identificação, fixada no batente interno da porta do motorista.
A explicação dos dados da plaqueta estão aqui também apresentados.
Identificando o ANO e o MÊS de produção:
Códigos de carroceria e acabamento geral:
Carroceria e Acabamento | |
Cupê Super | |
Cupê Super Luxo | |
Sedan Super | |
Sedan Super Luxo | |
Cupê GT |
Motor:
Tipo | |
4 cilindros (2.300cc) | |
6 cilindros (3.016 cc) | |
8 cilindros (4.950 cc) |
Data:
Em 1973 e 1974 : composto por números de 1 a 31 indicando o dia de produção.
Após 1975: composto por 5 algarismos assim representados;
- 2 algarismos iniciais indicam o dia da produção
- 2 algarismo intermediários indicam o mês de produção
- o último algarismo indica o ano
Ex: 26085 => dia 26 do mês de Agosto de 1975.
Eixo:
Tipo | |
3,31 : 1 | |
3,92 : 1 | |
3,97 : 1 |
Transmissão:
Tipo | |
Convencional – 3 velocidades – alavanca na coluna de direção | |
Convencional – 4 velocidades – alavanca na coluna de direção | |
Convencional – 4 velocidades – alavanca no assoalho | |
Automática |
Cor:
Em 1973 estes eram os códigos das cores disponíveis:
Tonalidade | |
Preto Bali | |
Branco Nevasca | |
Vermelho Cadmiun | |
Turquesa Taiti | |
Bege Palha | |
Amarelo Tarumâ | |
Verde Tortuga | |
Verde Angra | |
Marron Terracota | |
Azul Colonial | |
Vermelho Imperial metálico | |
Bronze Fogo metálico | |
Verde Pinus metálico | |
Verde Sírius metálico | |
Prata Antares metálico | |
Turquesa Polaris metálico | |
Castanho Persa metálico | |
Azul Real metálico |
Ano / Modelo:
Indicado pelos dois últimos algarismos do ano correspondente. (Ex: 1975 = 75)
Feita esta verificação inicial, veja um exemplo retirado de um veículo comprovadamente original:
CHASSI: LB 5DNE 20758
LB = Brasil - São Bernardo do Campo
5D = modelo (tipo de carroceria), no caso: Sedan Super Luxo
NE = ano e mês da montagem: Dezembro (E) de 1973 (N).
Obs.: na plaqueta este veículo indica como 1974 o ano de fabricação, o que se percebe correto em virtude da montagem ter sido feita no último mês do ano de 1973.
20758 = seqüência numérica indicando a quantidade de veículos produzidas até aquela data.
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